A documentação museológica é um processo composto
pela seleção, organização, recuperação e difusão de informações sobre o
objeto museológico. A história da documentação museológica
acompanha a própria história da instituição museu na sociedade
ocidental, que só recentemente tem se dedicado à questão da difusão
ampla dos acervos. Iniciativas implantadas pelo Conselho Internacional
de Museus, através do Comitê Internacional para a Documentação de Museus
ao longo das últimas décadas demonstram o crescimento da preocupação das
instituições em estabelecer parâmetros que permitam o amplo acesso
físico, social e intelectual aos seus acervos, bem como uma maior
integração científica entre si.
A difusão passa pela criação de padrões
de linguagem documentária, com o uso de ferramentas de gestão de acervo
informatizadas. A automação é entendida, neste contexto, como ação
fundamental para a preservação dos acervos museológicos, possibilitando
seu registro adequado e a produção de conhecimento. Contudo, ainda há
uma lacuna no campo profissional do Estado de São Paulo, que se refere à
inexistência de um sistema de informação aplicável em diferentes
contextos, de baixo custo de manutenção e cuja interface seja simples e
plenamente funcional.
O presente projeto pretende elaborar uma
plataforma com estas características, que atenda aos projetos de
catalogação realizados no âmbito do curso técnico de Museu, bem como
projetos executados por instituições museológicas. Na primeira etapa do
projeto, o sistema foi construído em ambiente web para atender às
necessidades do III Módulo do curso, que realizou uma pesquisa sobre
móveis de assento durante o primeiro semestre de 2010. A fase de testes
continuará no próximo semestre, no âmbito da disciplina de Aplicativos
de Informática em Museologia, quando se espera produzir um sistema que
contribuirá com os outros alunos do curso e com instituições pequenas e
de médio porte, que necessitam catalogar seus acervos de maneira
padronizada.
Tags :Informação; museu; automação, acervo, indexação